SEM ABELHAS NÃO HÁ VIDA

CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS NO CERRADO BRASILEIRO

Você já parou para pensar no que aconteceria se as abelhas simplesmente desaparecessem? A extinção desse pequeno inseto provavelmente afetaria todo equilíbrio do planeta. Elas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo  grande importância na manutenção da vida no planeta.

 

A Importância das abelhas Nativas para a
Preservação da Vida no Planeta Terra

Estima-se que duas entre três plantas cultivadas no mundo dependam de polinizadores, como as abelhas. As abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas nativas são grandes polinizadoras. elas são fundamentais para a manutenção da vegetação natural e cultivada e contribuem para a perpetuação de muitas espécies nativas. É por meio da polinização que acontece o processo de produção de frutos e sementes e a reprodução das plantas. Por isso, a polinização é um dos mecanismos mais eficientes na manutenção da biodiversidade. Para acontecer, o processo precisa de “soldados da natureza”, ou seja, os polinizadores. Trata-se de animais e insetos, como abelhas, vespas, pássaros, borboletas, pequenos mamíferos e até mesmo o vento ou a chuva. Eles são responsáveis pela transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas para que haja a reprodução.

De todos os “soldados”, as abelhas são os mais eficientes. São os agentes mais adaptados e os mais importantes no processo de polinização. Responsáveis por até 90% do transporte de pólen e fecundação das árvores nas florestas, as abelhas se tornam espécies inestimáveis para a manutenção da natureza, nascimento de novas árvores e indiretamente, até mesmo pela pureza do ar.

A falta de conhecimento da população sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, é muito prejudicial. A maior parte das pessoas não conhece a nossa diversidade de abelhas nativas, muito menos seu importante papel para o ecossistema.

Se as abelhas sumissem da terra teríamos que lidar com um problema ecológico de grandes proporções, já que elas são responsáveis pela polinização de maior parte das plantas nativas, dependendo do bioma. O desaparecimento das abelhas causaria a extinção de boa parte da flora brasileira e de toda a fauna, assim como de todos os dependentes das espécies vegetais para alimentação.

Portanto, sua preservação é de extrema importância para a manutenção – e saúde – de nossa cadeia biológica. As abelhas devem ter um ambiente apropriado para cumprir seu papel polinizador, e assim garantir a continuidade das espécies de flores e plantas. Muitas das quais servem como fontes de alimento para outros animais, inclusive o homem.

Outro fator que põem em risco a vida da abelhas, é o desmatamento. De agosto de 2019 a julho de 2020, o desmatamento do Cerrado foi de 7,3 mil km2. A área representa 13,21% a mais do que o total registrado no período anterior.

É vital reverter esse cenário de destruição em nome do nosso futuro. E, para isso, é necessário um grande movimento em conjunto.

O Cerrado é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo. Com aproximadamente dois milhões de km2, ocupa cerca de 25% do território brasileiro. No entanto, há pouca proteção: apenas 8% são Unidades de Conservação.

A biodiversidade–única no mundo– desaparece junto com o desmatamento, sem que se conheçam suas propriedades. O desmatamento do Cerrado também contribui para liberar na atmosfera gases de efeito estufa. Com menos vegetação, os períodos de seca tendem a ficar mais longos, e o regime de chuvas se altera. Em diversas regiões do Brasil a escassez de água já é uma realidade, populações estão tendo que lidar com longos períodos de racionamento.

Qual é o Nosso Alvo?

O propósito desta campanha é angariar fundos para comprar uma parte do Cerrado Brasileirio, em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, no Paralelo 14. Este espaço geográfico ecossistêmico abriga uma grande variedade de espécies de abelhas nativas, sem ferrão.

Nós já compramos uma pequena parte das Grandes Terras, Santuário Ecológico Hórus, e estamos pagando em parcelas relativamente altas, a sua coroa e coração Santuário Ecológico Terceiro Olho.

Solicitamos a sua colaboração e de todas as pessoas que priorizam a vida, a manutenção da vida, que reconhecem o papel primordial das abelhas na natureza, assim como o de todos os demais seres vivos que habitam no Cerrado.

Como você pode contribuir?

Doando qualquer valor para a campanha; convidando amigos e conhecidos para conhecer o projeto.

 Banco do Brasil: 001
Agência: 3229-8
Conta: 62.286-9

Instituto Expansão Empodera Além EIRELI
CNPJ - 34.816.312/0001-90

Chave Pix: CNPJ

Instituto Expansão Empodera Além 
Associação Terra do Nós IV Pilares Xamanismo Ancestral 
Terapeutas Reiki Xamanismo Ancestral Voluntarias(os) Ombro a Ombro nesta Ação “Doe Vida - salvaguardar as Abelhas Nativas”!!!

5F5F1BEC-3B22-4BAD-82F9-565A6AF698D5.pdf.png
Cadastre o seu e-mail para receber mais informações

Obrigado pelo envio!

Contribua cliclando neste botão